Migrações no mundo globalizado presença Sulamericana no Brasil

Autor: Maria Teresa Toribio Brittes Lemos

Ano: 2019

A migração internacional se destaca como um dos fenômenos sociais mais relevantes da atualidade, resultante em grande parte, dos desequilíbrios e disparidades econômicas entre os países americanos. A migração e o modelo econômico dominante determinam aspectos inéditos e contraditórios. Direcionada aos grandes centros industriais, mais dinâmicos, econômicos e socialmente integrados, a imigração é substancialmente trabalhista. O projeto se propõe analisar as conjunturas históricas da América Latina e identificar os problemas político-sociais que forçaram aquelas populações despossuídas e, mesmos os qualificados tecnicamente, a procurar novos locais para trabalhar e viver.

A migração no mundo globalizado guarda relação com a própria “tradição migratória” e a existência de redes de relações interpessoais nos países de destino. Sua complexidade deriva da diversidade de fatores que a estimulam e a promovem, ao mesmo tempo que a distinguem dos padrões do passado. O atual processo de globalização tem derrubado fronteiras econômicas, sociais e culturais ao fomentar a circulação ampliada de capitais, mercadorias, símbolos e imagens. Esse fundamento explica as diferenças entre as migrações das primeiras décadas dos séculos XIX e XX e acentua o caráter globalizado das atuais migrações internacionais, especialmente as migrações trabalhistas.

No mundo atual, a globalização só se tornou evidente devido à velocidade com que as informações relativas aos mercados financeiros administram somas incalculáveis. A comunicação não encontra obstáculo nas diferenças de culturas, idiomas e ideologias, a aceleração das redes sociais e o continuo fluxo de mercadoria, produtos e serviços. A globalização impôs a necessária disputa por mercados consumidores e, aliada à tecnociência, sua velocidade tornou-se vertiginosa, de modo que em poucos anos fora à esfera da economia informal produzidas defasagens culturais significativas de uma geração para outra.