Alberto Torres: Contribuições para o Estudo das Ideias no Brasil

Ano: 2019

Estimulada pelos estudos sobre pensamento latinoamericano e a permanência do autoritarismo e conservadorismo em grande parte dos países americanos, resolvi publicar a segunda edição do livro Alberto Torres contribuição para os estudos das ideias no Brasil. A primeira edição foi publicada em 1995, prefaciada pelo saudoso político e intelectual Barbosa Lima Sobrinho, na ocasião Presidente da ABI – Associação Brasileira de Imprensa, e autor de Presença de Alberto Torres no Brasil. Essa obra instigou- -me a procurar as origens político-filosóficas de suas ideias e me incentivou a estudar um pensador brasileiro que se destacou por suas ideias nacionalistas e pela preocupação com a expansão imperialista no país. Devo a Barbosa Lima Sobrinho inspiração para buscar a origem do pensamento conservador no país e a permanência do preconceito racial, das discriminações e desigualdades sociais.

Esse sentimento de aversão ao povo por segmentos da elite dominante fundamentava-se no atraso econômico que a nação apresentava em relação aos países adiantados. Esse descompasso devia-se às características étnicas da sociedade brasileira e o povo era então o responsável por ele. Circulação restrita-para aprovação da autora Alberto Torres: contribuições para os estudos das ideias no Brasil | 16 Para compreender essas formas de pensar que ainda persistem nos dias atuais, apesar de suas ressignificações, fui buscar em Alberto Torres uma resposta às minhas inquietações.

Seus estudos suscitaram inúmeras interpretações sobre a história do pensamento brasileiro, especialmente no que se refere ao nacionalismo, autoritarismo e imperialismo. Torres chamou a atenção dos dirigentes nacionais para a gravidade dos problemas que assolavam o país. Tornou-se um dos primeiros defensores do nacionalismo, contestando a forma como os responsáveis pela nação conduziram e organizaram a sociedade. Através de jornais, livros e tribunais denunciou a entrada de capitais estrangeiros como invasão imperialista, identificando na entrada maciça de capitais externos, uma ameaça à soberania nacional. Esta atual edição incorpora os comentários dos cientistas políticos Óscar Lysano Barbosa e Johannes Maerk, o primeiro da Universidade Nacional Autônoma da Costa Rica (UNA) e o segundo do Instituto Ideaz de Viena, Áustria. Foi revisitada e mantém os princípios que originaram a primeira edição, destacando a profundidade do tema e as discussões de ordem epistemológica e histórico social. As questões epistemológicas implicaram na análise dos conceitos fundamentais elaborados por Alberto Torres, com a finalidade de interpretar a realidade nacional.

Esses conceitos constituíram a base de suas reflexões sobre a situação política do país, conjugados à corrente científica identificada com o darwinismo e o positivismo. O caráter cientificista de seu pensamento e a presença do darwinismo social, especialmente os estudos do biólogo August Weissmann e o positivismo de Augusto Comte, fundamentaram seus estudos, além da influência do liberalismo, do final do século XIX. Circulação restrita-para aprovação da autora Maria Teresa Toríbio Bri5es Lemos | 17 Do darwinismo incorporou o conceito da seleção social, como a sobrevivência dos mais aptos e a adaptação mesológica. Aceitou a teoria dos cruzamentos raciais de Weismann para reforçar sua posição científico-filosófica sobre a debilidade das raças, fecundidade e esterilidade.

Desde jovem, Torres soube identificar os principais males nacionais. Crítico severo dos políticos de sua época, desenvolveu forte posição nacionalista e conservadora. Seu pensamento, fruto de sua formação intelectual, reproduziu as formas de pensar da sociedade brasileira do século XIX. Esse conservadorismo encontra-se presente nos dias atuais e povoa o imaginário social de boa parte dessa sociedade como práticas autoritárias, preconceitos, xenofobias e discriminações que norteiam o pensamento brasileiro. Espero com esta nova edição, colaborar com a historiografia brasileira, reapresentando os fundamentos político-filosóficos dos intelectuais formadores das ideias no Brasil.