Globalização e o Futuro da Democracia: Crises, Rumos e Desafios

Ano: 2021

O e.book Globalização e o Futuro da Democracia: crises, rumos e desafios reúne textos dos participantes do VII Congresso Internacional do Núcleo de Estudos as Américas/ NUCLEAS/UERJ, realizado em março de 2021,na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Após 17 anos de atividades acadêmicas, o Núcleo de Estudos das Américas se consolida como Centro de referência e difusor dos estudos Latinoamericanos e Caribenhos, tanto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como entre as demais instituições latinoamericanistas do país e do exterior.

Em parceria com a Fundação Andrzej Dembicz, na Polônia, o Instituto Tecnológico de Monterrey, México, o Instituto Ideaz, em Viena e a Universidade de Córdoba, Argentina, o evento foi realizado on line, de forma remota, devido às dificuldades originadas pela pandemia da Covid-19 e pelo cancelamento de atividades acadêmicas presenciais, impedidas pelas medidas governamentais, adotadas para conter o Coronavirus Apesar das circunstâncias adversas com o Novo Normal, a participação foi intensa. Os congressistas apresentaram o resultado de suas pesquisas e as comunicações foram amplamente debatidas.

Os temas envolveram os Estados Latinoamericanos, destacando-se as estratégias políticas e sociais adotadas para a manutenção da Democracia na América Latina. Os problemas discutidos contribuíram para o fortalecimento da cidadania, da liberdade de expressão e também da tolerância e solidariedade entre as diversas culturas.

O Nucleas agradece o apoio recebido e destaca a relevância da integração acadêmica e da produção intelectual que contribuíram para o êxito desta publicação, que registra momentos marcantes da vida acadêmica numa situação atípica provocada pela pandemia.

Estendemos os agradecimentos à Universidade do Estado Rio de Janeiro, às instituições parceiras e a todos os participantes e, especialmente, aos colaboradores permanentes do Nucleas  Elizabeth Nazareth, Secretária (bolsista Proatec) e Luiz Eduardo Freitas de Castro (Técnico-Administrativo) e designer, cuja dedicação e empenho foram essenciais para a realização do evento.