Projeto de História, Sociedade e Etnociência

Autor: Maria Luzia Braga Landim

Contínuo

Projeto de História, Sociedade e Etnociência, trata de questões vinculadas aos povos, sociedades e culturas das Américas, aproxima profissionais e acadêmicos das ciências humanísticas, sociais, econômicas e de saúde As produções científicas produzidas em parceria com o Núcleo de Estudo das Américas-NUCLEAS/UERJ, tem agregado discentes dos cursos de graduação e pós-graduação em nível de doutorado e mestrado, bacharelados e licenciaturas de instituições que interagem com a comunidade em geral..

O suporte institucional e operacional permanente dos coordenadores do Núcleo da Estudo das Américas, Profa. Dra. Maria Teresa Toríbio e do Prof. Dr. Alexis Toríbio Dantas, tem desempenhado papel relevante como pesquisadores e palestrantes nos eventos realizados no Campus de Jequié na Bahia. De atuação marcante desde o início do projeto, incentiva e dissemina os estudos e pesquisas no âmbito da realidade brasileira, permuta informações atualizadas e vivenciadas com participações em outros estados e países, cujos temas favorecem a consciência crítica de segmentos universitários região metropolitana de Salvador e sociedade sertaneja da Região Sudoeste da Bahia,

As participações efetivas e constantes do Nucleas nas idealizações de eventos no Campus, ocupa lugar de destaque, pela integração com a população que participa e interage com a instituição.

As divulgações e publicações em livros, revistas, redes de informações incentivam o aprendizado e participação e apresentações em congressos, seminários e fóruns realizados instituições, e as oportunidades partilhadas de saberes e experiências são vivenciadas por acadêmicos de diversas instituições, criando na prática, a analogia entre apreender o conhecimento teoricamente sistematizado, e as questões da vida real.

Publica anualmente os produtos desenvolvidos cientificamente na Revista Humanidades Sertanejas, que contém artigos, textos e projetos elaborados em diversas áreas do conhecimento humano, e busca estabelecer a integração entre pessoas, instituições e profissionais interessados nas causas e consequências dos problemas nacionais e locais sob a perspectiva de melhoria nos sistemas de educação, saúde, economia, justiça e proteção social na Região Sudoeste da Bahia e em outras localidades do Brasil.