Um novo Desenho institucional para a Rede FAE

Autor: André Luís Dantas

Vinculado ao INSTITUTO ESTADUAL TECNOLÓGICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (IETERJ). A educação profissional e tecnológica orienta os processos de formação do indivíduo fundamentando-se nas premissas da integração e da articulação entre ciência, tecnologia, cultura e conhecimentos específicos, aliados ao fluente desenvolvimento da capacidade de investigação científica. De outra forma, é inegável a função social exercida pela educação profissional de ciências, tecnologia e inovação, como política pública, que deve contribuir para o progresso socioeconômico do Estado do Rio de Janeiro.


As políticas voltadas para a educação profissional e tecnológica devem, por estas e outras razões, dialogar com as políticas sociais e econômicas, com destaque para aquelas com enfoques locais e regionais.


Desta maneira, uma estrutura aparelhada para a educação profissional e técnica precisa adquirir maior flexibilidade e atratividade, uma vez que estão inseridas em cenário local e regional, evitando, inclusive, o êxodo de jovens para médios e grandes centros. Articular a formação para o trabalho com o arranjo produtivo local e regional, tanto atende a vocação das regiões, quanto gera maior inserção de mão-de-obra qualificada e incremento de novos saberes.


Um novo desenho institucional para a rede FAETEC, onde a estrutura multicampi existente esteja vinculada com as regiões do Estado do Rio de Janeiro, apresentam respostas efetivas aos anseios destas comunidades regionais.