PROJETO IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: DROGAS FAVELAS E TERRITORIALIDADE

Autor: André Luís Dantas

O projeto se propõe a estudar a política de criminalização imposta aos jovens residentes das favelas, nome atual das favelas, do Estado do Rio de Janeiro. Essa problemática é um desdobramento da tese de Doutorado defendida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2012. A pesquisa envolve questões pertinentes à sociedade brasileira. O projeto “Implementação de Políticas Públicas na Cidade do Rio de Janeiro: Drogas favelas e territorialidade” é uma atividade do GT Sociedade, Saúde, e Cultura na América Latina do Núcleo de Estudos das Américas/NUCLEAS/PPGH da UERJ.


A ampliação da gestão participativa na cidade está calcada na disseminação da informação. A criação de instrumentos para um maior conhecimento da realidade local permite ao cidadão uma atuação mais qualificada e visa também a aprofundar o conhecimento sobre os fatores condicionantes das desigualdades socioeconômicas e demais formas de desigualdade socioculturais. O projeto pretende também se tornar um vetor de informações referenciadas sobre o município, contribuindo para a informação tanto de entidades públicas como privadas. Assim, servirá para consolidar a participação cidadã na gestão da cidade do Rio de Janeiro, através de ferramentas para o gerenciamento da informação por regiões e bairros. Nesse sentido, o Observatório de Políticas Públicas será um importante espaço de análise

e sistematização interdisciplinar de dado e informações sobre políticas públicas. O foco do Projeto é capacitar agentes públicos e lideranças comunitárias objetivando ampliar o nível de conhecimento acerca da realidade local, apoiando a gestão participativa em termos de capital social e fortalecimento do capital humano local.