Levando a história da América às escolas públicas: Interdisciplinaridade no ensino de história

Autor: Alexandre Belmonte

Ano: 2016

O projeto pretende levar temas de história da América às escolas da rede pública do Rio de Janeiro, objetivando uma abordagem interdisciplinar e centrada não somente em textos escritos, mas sobretudo em imagens, documentos, artefatos, vídeos etc., associados à produção textual, dramatização, elaboração de vídeo-aulas pelos discentes etc. A escolha pela história andina, neste momento do projeto, está em perfeito acordo com a tentativa de oferecermos ao alunado um estudo mais interdisciplinar.

O estudo do altiplano andino nos permite abordar temas variados de diversas áreas, como História, Arqueologia, Geografia, Geologia, Antropologia, Sociologia, Paleografia, Numismática etc. Nosso trabalho contará com informações textuais, mas, principalmente, uso de imagens, vídeos, documentos históricos, artefatos, etc., associados à produção escrita, dramatização, elaboração de vídeos pelos discentes, etc.