América Latina em Movimento

Ano: 2020

Os problemas econômicos e sociais dos países da América Latina e do Caribe vêm sendo objeto de estudos dos professores de História das Américas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em 1994, por Ato Executivo do Reitor Hésio Cordeiro, foi criado o Programa de Estudos sobre América Latina e Caribe- PROEALC, coordenado pela Professora Maria Teresa Toribio Brittes Lemos, na qualidade de Coordenadora Internacional. As gestões administrativas para criação desse Programa iniciaram-se no ano anterior, em Varsóvia, na Polônia, durante as atividades do Pré-Congresso do 48º Congresso Internacional de Americanistas (ICA) organizado pelo professor Andrzej Dembicz.

Maria Teresa Toribio B. Lemos (UERJ) e Andrzej Dembicz (Universidade de Varsóvia) Durante aquele encontro, devido ao intenso relacionamento da UERJ com o Centro de Estudios Latino americanos da Universidade de Varsóvia (CESLA), foi dado o primeiro passo para a realização de um intercâmbio acadêmico, com a finalidade de reforçar os laços culturais entre as duas instituições. Com a Carta de Intenção assinada, o Reitor da UERJ, professor Hésio Cordeiro, autorizou pela Universidade a publicação, em coautoria com o CESLA, dos Cadernos do Simpósio. Foi o primeiro dos muitos trabalhos realizados e publicados em parceria, antes mesmo de ser fi rmado o primeiro convênio entre as duas instituições.

O Convênio foi assinado em 1995, durante o I Congresso Internacional realizado na UERJ com a participação de professores da Universidade de Varsóvia e de vários países do Leste Europeu, Hungria, Croácia, República Tcheca, Sérvia e Rússia, além dos países Latino-americanos como Argentina, Peru, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolivia, Venezuela e do Caribe. A partir daquela data iniciou-se intenso intercâmbio de alunos de graduação, professores e Pós-Graduação. Do curso de História da UERJ, em julho de 1996, cerca de 15 alunos permaneceram 30 dias estudando na Universidade de Varsóvia, sendo três alunos da UERJ do curso de Graduação em História. Como desdobramento do curso, os estudantes visitaram outros centros de América Latina na República Tcheca, Bratislava e Praga, patrocinados pelo CESLA.

Os professores Jose Flávio Pessoa de Barros, Edna Maria dos Santos, Maria Teresa Toribio B Lemos e Zeny Rosenthal, entre outros professores da UERJ, ministraram cursos em Varsóvia sobre História do Brasil Contemporâneo, Espaços Sociais, Cultura Brasileira e Antropologia Brasileira. 1. Diretor do Centro de Estudios Latinoamericanos (CESLA), da Universidade de Varsóvia, foi lançada a ideia de se criar um espaço acadêmico na UERJ sobre americanidade. Organização: Alexis T. Dantas e Maria Teresa T. Brittes de Lemos | 9 Durante a realização daqueles cursos, em 1996, na Polônia, a Universidade de Varsóvia (UW) conferiu aos professores José Flavio Pessoa de Barros e Maria Teresa Toribio B. Lemos a Medalha ao Mérito pelos trabalhos desenvolvidos, destacando-se entre eles os cursos de Especialização em História do Brasil Contemporâneo e Cultura Brasileira, no CESLA.

Além desses cursos, com a orientação acadêmica, foram proferidas conferências e palestras, além da publicação de artigos na Revista Amerika Lacinzka e organização pela UERJ, com apoio do MEC, da I Exposição sobre Cultura Brasileira. No período entre 1994 a 1996, como coordenadora do Programa de Estudos sobre America Latina e Caribe (PROEALC), a professora Maria Teresa Toribio também representou a UERJ como Coordenadora Internacional do convênio com a Universidade de Varsóvia, cuja vigência se estendeu até 2019.

No inicio do ano 2000, o PROEALC integrou-se ao Centro de Ciencias Sociais da Universidade, deixando de atender à área de História das Américas. Em 2002, em Trinidad Tobago, durante o Congresso Internacional, com apoio do Professor Leopoldo Zea, da UNAM e Lancelot Cowie, da University, surgiu a necessidade de a UERJ criar um núcleo de pesquisas para atender aos estudos sobre América Latina e Caribe. E, para reforçar essa articulação, a Reitoria da UERJ, através do apoio do Vice-Reitor Ronaldo Lauria, confi rmou a criação do Núcleo de Estudos das Américas (NUCLEAS) e as parcerias internacionais. Dessa forma, o NUCLEAS foi criado como Unidade Organizacional da Instituição, o que reforça o espírito acadêmico e científi co desse novo núcleo de pesquisa sobre América Latina e Caribe.

Desde sua criação até o início de 2006 o NUCLEAS implementou sua infraestrutura, com apoio da Faculdade de Direito , onde se encontra instalado, na sala 7003, Bloco B, 7º andar. Com apoio fundamental da FAPERJ, o NUCLEAS organizou a infraestrutura necessária para suas atividades e ampliou as parcerias da Faculdade de Direito e Ciências Econômicas/FCE. O Nucleas foi reconhecido como centro de excelência em estudos Latino-americanos. É coordenado pelos professores Maria Teresa Toribio B. Lemos e Paulo Roberto Gomes Seda, do Departamento História do IFCH, e Alexis T. Dantas da Faculdade de Ciências Econômicas.

2 comentários em “América Latina em Movimento”

1. Wondferful goods frim you, man. I’ve understand yokur tuff previous too and you’re just
    extremely excellent. I realkly likme what you’ve acquired here,
    certainly like wha you’re saying and the way
    in which you sayy it. Yoou make iit ntertaining and youu
    stijll take ccare of too keep it sensible. I cant wat tto read farr more frlm you.
    Thhis iis really a terrific website.