Ano: 2020
A publicação América Latina em Tempos de Pandemia –crises, mortes, descasos e solidão é o resultado dos estudos de pesquisadores latinoamericanistas sobre a situação catastrófica causada a toda a Humanidade pela ação do Coronavírus.
A Covid-19 espalhou-se pelo mundo, ceifando milhares de vidas e provocando o sofrimento de famílias que não puderam acompanhar seus entes queridos e sequer oferecer para eles consolo em seus últimos momentos de vida. Nem um adeus ou despedida diante da morte. Abandono e solidão acompanharam os últimos momentos dos que morreram com o vírus.
Além da solidão imposta pela necessidade de isolamento e para evitar o contágio, o medo e a dor tornaram-se companheiros inseparáveis dos doentes terminais.
Para a sociedade restou a esperança em medidas governamentais que nunca se concretizaram devido ao descaso das autoridades com a gravidade da pandemia bem como a ausência de políticas públicas e falta de entendimento de grande parte da população em lidar com a peste.
Diante desse terror, dúvidas, medos e necessidade de sobrevivência, a sociedade acompanha estarrecida o número crescente de mortes e a banalização da vida, em cidades e países onde o coronavírus marcou sua presença para sempre.
Os estudos contidos nesta publicação pretendem contribuir para a melhor reflexão sobre os tempos da pandemia, oferecendo solidariedade aos familiares de milhares de pessoas mortas ou contaminadas pelo vírus mortal.
