Pesquisadores

Maria Teresa Toríbio

Professora Titular em História da América. Pesquisadora-Visitante do Programa de Pós-Graduação em História Política da UERJ . Bolsista FAPERJ /Cientista do Nosso Estado. Líder do Gr. Pesquisa do CNPq História, Memória e Relações Interculturais e do GRpesq NUCLEAS. Graduada e Licenciada em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e Faculdade de Educação da UFRJ. Mestre em História das Américas /Universidade Federal Fluminense UFF. Doutora em Filosofia, Pensamento Luso-Brasileiro,/Universidade Gama Filho/UGF. Pós-Doutora pela Universidade de Varsóvia/CESLA (Centro de Estudios Latinoamericanos). Professora convidada do CESLA/UW/Polônia , cursos sobre América Latina, especialmente temas relacionados ao Brasil. Membro da Red Internacional do CESLA. Membro da Red Profesional Panamericana, do Instituto Panamericano de Geografía e Historia (IPGH)-México. Editora-Colaboradora e do CESLA/UW. Orientadora do Programa de Pós- Graduação em História Politica da UERJ-PPGH e orientadora do Pos-Graduação do CESLA/UERJ,convênio UERJ/UW. Coordenadora do Núcleo de Estudos das Américas/ NUCLEAS. Autora e organizadora de livros sobre América Latina e da Revista Latinidade, do Núcleo de Estudos das Américas, UERJ.

Alex Toríbio Dantas

Possui mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Fez o programa de Pós-doutorado no Centro de Estudios Latinoamericanos (CESLA), Universidade de Varsóvia. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Evolução Econômica. Tem experiência nas áreas de Economia e Relações Internacionais, com ênfase em Organização Industrial, Estudos Industriais e Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercosul, Brasil, integração e economia brasileira. Procientista, atua nos programas de pós-graduação em Economia e em Relações Internacionais da UERJ. Coordenador do Núcleo de Estudos das Américas (NUCLEAS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi VIce-Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) de 2016 a 2019. É o atual Diretor da mesma Unidade Acadêmica.

André Luís Dantas

Pós-Doutorado em História Política, no Programa de Pós-Graduação em História Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UERJ). Linha de Pesquisa em História Política. Projeto “América Latina: Plano Colômbia e o Combate às Drogas influenciando a Política Brasileira sobre Drogas – 2002/2012”. Doutor em Políticas Públicas, no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana Área de Concentração em Estado e Política Pública da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Doutorado interrompido, com o Projeto de Qualificação defendido em Economia da Droga no Brasil no ano de 2007, no Instituto de Medicina Social da UERJ. Mestre em Ciências Sociais com dissertação sobre “O Alcoolismo no Trabalhador Rural Infantil em Campos de Goytacazes”, na Área de Concentração em Agricultura e Sociedade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – CPDA/UFRRJ (1998). Sociólogo, Coordenador do Grupo de Estudos “Sociedade, Saúde e Cultura na América Latina” do Núcleo de Estudos das Américas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – NUCLEAS/UERJ. Participante do Grupo de Pesquisa “Pós-Neoliberalismo: Natureza, Características e Perspectivas”, Coordenado pelo Prof. Dr. Emir Sader, orientador do Projeto Política de Segurança Pública no Governo Lula (2002-2010). 

Alexandre Belmonte

Professor Adjunto de História da América Antiga e Colonial na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É mestre e doutor em História Política pela mesma instituição. Realiza, atualmente, estágio pós-doutoral no Centro de Centro de Investigaciones y Estudios sobre Cultura y Sociedad (CIECS / CONICET / Universidad Nacional de Córdoba, Argentina), com o projeto de pesquisa “Vida cotidiana, cultura material e historia social en Charcas durante las grandes rebeliones: tras los rastros de sus protagonistas invisibles”, onde desenvolve pesquisas sobre cultura material dos povos indígenas que participaram em sublevações andinas em fins do século XVIII. É professor no Programa de Pós-Graduação em História (stricto sensu) da UERJ, no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (stricto sensu) da UERJ e no Programa de Investigación y Docencia “Relaciones Internacionales, Globalización y Política Exterior” (latu senso) do Centro de Estudios Avanzados en Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. É também professor da Pós-Graduação em História Antiga (lato sensu) do NEA/UERJ, onde leciona Arqueologia e História Antiga da América. Colabora com a Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño de la Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), onde é “director de tesis”. É co-líder do Grupo de Pesquisa CNPq “História, Memória e narrativas latino-americanas”, da Universidade Federal do Tocantins.

Ciro Marques Reis

Doutor em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Mestre em História Política (Linha de Pesquisa: Política e Cultura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Janeiro de 2011). Tem vínculo profissional com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Técnico Universitário II – Sub-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa). É Coordenador da Disciplina Geografia Econômica do Curso de Graduação em Geografia à Distância do CEDERJ desde de 2012 (inicialmente como conteudista da material didático para disciplina Geografia Econômica, e a partir de 2014 como coordenador de disciplina – professor/pesquisador da mesma disciplina). Desde abril 2018 atua como Coordenação da Universidade Aberta do Brasil na UERJ (UAB UERJ), como adjunto até dezembro de 2019 e atualmente como Coordenador Geral. Entre setembro de 2016 e dezembro de 2019 Coordenou a Iniciação Científica da UERJ, em desde janeiro de 2020 assumiu a Direção do Departamento de Capacitação e Apoio à Formação de Recursos Humanos da UERJ (DCARH-UERJ). Tem experiência na área de Administração Acadêmica, com ênfase em Administração de Setores Específicos (gerênciamento acadêmico de Pós-graduação), com conhecimento sobre Coleta CAPES, APCN, e controle orçamentário PROAP. Presta consultoria junto a vários Programas de Pós-graduação de Mestrados Profissionais a Acadêmicos (Coleta CAPES, Gestão de PGs). 

Edna Maria dos Santos

Edna Maria dos Santos concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1996. Atualmente é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Dedicação Exclusiva, a partir de 2013, foi eleita Vice-Diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UERJ para a gestão 2012-2015 e é Coordenadora Geral do Laboratório de Pesquisa e Práticas de Ensino do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade, desde 2002. Foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em História da UERJ, professora titular da Faculdade de Educação André Arcoverde, do UNIBENNETT e Professora Adjunto do Instituto Superior de Estudos Pedagógicos. É membro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e Consultora ad-hoc da FAPERJ e da FUNDECT-MS. Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos, além de diversos capítulos e livros publicados, tem participação em eventos no exterior e no Brasil, e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado nas áreas de História e Educação. Atualmente, participa de 5 projetos de pesquisa, sendo que coordena 3 destes. Atua na área de História, com ênfase em História Latino-Americana. Em suas atividades profissionais interagiu com 10 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Suas áreas de interesse e atuação são: História, Educação, Cultura, Política, Sexualidade, América Latina, África, Modernidade, Cidadania, Historia e Mitos.

Elias Marco Jabbour

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005), e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2010). É Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE-UERJ), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGCE-FCE-UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI-UERJ). É Subchefe do Departamento de Evolução Econômica da FCE-UERJ. É bolsista do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística (PROCIÊNCIA) da UERJ. Foi – entre abril de 2006 e fevereiro de 2007 – Assessor Econômico da Presidência da Câmara dos Deputados (Brasília-DF). Tem experiência na área de Geografia e Economia com ênfase em Geografia Humana e Econômica, Economia Política, Economia Política Internacional e Planejamento Econômico atuando principalmente nos seguintes temas: China, Categorias de Transição ao Socialismo, Estratégias e Experiências Nacionais e Comparadas de Desenvolvimento, Categoria Marxista de Formação Econômico-Social e Pensamento Independente de Ignacio Rangel.

João Platenik Pitillo

Professor de História licenciado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) 2012. Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 2016. Doutorando em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor de História dos seguimentos Fundamental e Médio da rede privada. Desenvolve pesquisas sobre a Segunda Guerra Mundial, com ênfase na participação soviética e brasileira no referido conflito É pesquisador do NUCLEAS (Núcleo de Estudos das Américas da UERJ), onde trabalha com os processos revolucionários da América Latina no século XX, tendo o conceito de Nacionalismo Revolucionário como tema. Com base nos pressupostos da História do Tempo Presente estuda os conflitos bélicos dos séculos XX e XXI, com ênfase no surgimento do “Califado Islâmico e Novo Terrorismo Global”. Foi Conselheiro Universitário no CSEPE/UERJ em 2009, membro do Conselho de Consumidores da Light em 2012 e membro do Conselho de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro em 2013.

Maria Luzia Landim

Pós-Doutorado e Doutorado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, área de concentração História Política, Mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialista em Administração Pública pela Fundesp, e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Bahia. É Professora da disciplina Saúde, Cultura e Sociedade da Pós Graduaçao Enfermagem e Saúde, de Antropologia Cultural, e até 2005 Diretora da Biblioteca do Campus de Jequié da UESB. Coordenadora do Projeto Centro de Documentação e Informação e do Projeto de Extensão Estudo de Caso em Antropologia desde 2002. Faz parte dos Grupos de Pesquisa CNPq – História, Memória e Relações Interculturais – UERJ e do Núcleo de Estudos das Américas – UERJ, como pesquisadora. Tem experiência na área de Antropologia, História Política, Metodologia da Pesquisa científica, Memória, História Social da América Latina, Relações Internacionais, Estudo das Américas, Processos imigratórios no Brasil, Ciências Sociais Aplicadas, Ciência da Informação. Lider do Grupo de Pesquisa CNPq UESB, História, Sociedade e Etnociência, Vice-Líder Grupo Pesquisa CNPq UESB Ciências Macônicas.Faz parte do Conselho editorial da Revista Humanidades Sertanejas ISSN 2448-1734, e da Revista Latinidade ISSN 1983-5086.

Maria Medianeira

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), Especialização em História do Brasil(1987), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). É Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, atuando na Graduação em História e nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal e foi pesquisadora junta ao Instituto Dr. Emilio Ravignani da Universidade de Buenos Aires; foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFSM de 2010 à maio de 2017.Possui pesquisas e publicações nacionais e internacionais na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, trabalhando principalmente com os temas: espaço fronteiriço platino, história política e federalismo e a construção dos estados nacionais, e imigração e patrimônio, imigração europeia e fronteira. Também realiza atividades na área da gestão e avaliação em educação superior. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq História Platina: sociedade, poder e instituições; é co-coordenadora geral do Comitê História, Região e Fronteira da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu-AUGM. 

Mauro Marcos Faria

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado em História pela Universidade Severino Sombra (2005), doutorado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), foi professor pesquisador – recém doutor – Pós-Doutor pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2012/2013), pesquisador do Núcleo de Estudo das Américas/Nucleas/UERJ. Professor do IBC/RJ (2013); tem experiência na área de História, com ênfase em História da América Latina e História Contemporânea: dos períodos de domínio espanhol (Colônia e Império) à República na América Latina; encontra-se atuando nos seguintes temas: América Latina, Império Espanhol, Mariátegui, Bolívia – questões indígenas, racismo, insurreições, revoluções na América Latina, cidades, educação.

Nilson Alves de Moraes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, desenvolveu atividades de Pós-Doutoramento no CESLA/UV e no NUCLEAS/UERJ . Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, memória social, museologia, análise do discurso e cultura. Professor Emérito da UNIRIO (Portaria n° 4.984, de 07/05/18).

Paulo Roberto Seda

Graduado em Historia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979), Mestre em História (1988) e Doutor em História Social (1998) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Diretor Presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisas Arqueológicas e Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde participou da criação do Curso de Graduação em Arquelogia, exercendo atualmente a Chefia do Departamento de Arqueologia. Possui inúmeros trabalhos na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia do Brasil Antigo, atuando principalmente nos seguintes temas: povos caçadores-coletores, povos horticultores, história indígena, arte rupestre e Brasil Pré-Colonial. Idealizador e Coordenador do Projeto de Pesquisas Arqueológicas Serra do Cabral – MG. Na UERJ, co-coordena ainda o Núcleo de Estudos das Américas (NUCLEAS), sendo diretamente responsável pelo LEPAmA – Laboratório de Estudos e Pesquisas da América Antiga. Até 2011 integrou o Instituto de Arqueologia Brasileira, onde foi Pesquisador Chefe, Diretor de Pesquisas e Vice-Presidente.

Raimundo Lopes Matos

Licenciou-se em Letras com Habilitação Português/Espanhol – Universidade de Taubaté – UNITAU, em 1978; em Letras com Habilitação em Inglês – Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus/BA, em 1984; em Direito – Universidade de Taubaté – UNITAU, em 1993; Especialização em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa – Universidades Estadual da Bahia – UNEB, Federal da Bahia – UFBA e Federal da Paraíba – UFPa; Mestrado em Comunicação e Semiótica – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ? PUC-SP, com dissertação defendida em 1992, em Processo de Criação em Mário de Andrade; Doutorado em Comunicação e Semiótica – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ? PUC-SP, com tese defendida em 1997, em Modernidade/Pós-Modernidade e Poética em Vicente Huidobro; Pós-Doutorado em História Política da América Latina – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ -, estágio pós-doutoral realizado no período de março de 2009 a junho de 2010. Professor do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de 1975 a 1984; professor universitário desde 1984; foi diretor da Faculdade de Formação de Professores de Jequié – FFPJ; foi diretor do Departamento de Ciências Humanas e Letras; foi coordenador do Mestrado em Memória Social e Documento, convênio entre as Universidades Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; Reitor Pro Tempore. 

Wanderson Oliveira dos Santos

Doutor (2022) e Mestre (2018) em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; graduado em história pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e graduado em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (2002). Pós-graduado em História do século XX pela Universidade Cândido Mendes (2006). Atua na área de Comunicação desde 2001, com experiência em edição de textos, produção e
coordenação de programas de televisão.

Pesquisadores Estrangeiros

Adalberto Santana

UNAM/ME

Nació en la ciudad de México, es Doctor en Estudios Latinoamericanos e investigador titular del Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe (CIALC) de la UNAM. Entre sus libros figuran: El pensamiento de Francisco Morazán (1992, 2000, 2003, 2007 y 2019); El narcotráfico en América Latina (2004 y 2008), Minorías sociales en América Latina (2014) . Recibió Mención Premio Casa de las América (2003).

Álvaro Martins Parada

UNA/Costa Rica

Nació en la ciudad de México, es Doctor en Estudios Latinoamericanos e investigador titular del Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe (CIALC) de la UNAM. Entre sus libros figuran: El pensamiento de Francisco Morazán (1992, 2000, 2003, 2007 y 2019); El narcotráfico en América Latina (2004 y 2008), Minorías sociales en América Latina (2014) . Recibió Mención Premio Casa de las América (2003).

Carlos Juárez Centeno

Universidad Nacional de Córdoba y Universidad Blas Pascal

Abogado, Facultad de Derecho de la Universidad Nacional de Córdoba; Especialista en Derechos Humanos, Instituto de Derechos Humanos, Universidad Complutense de Madrid; Especialista en Ciencia Política y Derecho Constitucional, Centro de Estudios Constitucionales del Reino de España; Diploma de Altos Estudios Internacionales, Sociedad de Estudios Internacionales de España; Director de la Maestría en Relaciones Internacionales y Coordinador del Área de Estudios Internacionales del Centro de Estudios Avanzados, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad Nacional de Córdoba; Profesor Titular de Derecho Político, Facultad de Derecho, UNC; Profesor Titular en Ciencia Política y Derecho Constitucional, Universidad Blas Pascal; Profesor Titular de Procesos Políticos Internacionales, Facultad de Ciencias Sociales, UNC.

Dejan Mihailovic

TEC/Monterrey – México

Monterrey, México donde imparte las siguientes materias: Licenciatura: Geopolítica y Cambios Globales; Escenario Regional de América Latina y el Caribe; Geopolítica; Filosofía y pensamiento contemporáneo; Maestría: Liderazgo y Ética en el ejercicio de la función pública, Desarrollo Sostenible y Cambio Social; Doctorado: Teoría crítica y posmodernidad Entre sus publicaciones destacan los libros: Democracia como utopía, (2003); Pulsos de la Modernidad (2005); Desarrollo e integración: la nueva geopolítica de la economía global (2007). Es autor de numerosos artículos publicados en revistas especializadas, nacionales e internacionales. Ponente y conferencista magistral en Congresos, Simposios y Mesas Redondas nacionales e internacionales. Profesor-visitante de la Universidad del Estado de Rio de Janeiro, Brasil. Comentarista y analista político en medios de comunicación mexicanos e internacionales. También es miembro del Sistema Nacional de Investigadores (Nivel I) y de la Asociación Filosófica de México.

 

Enrique Shaw

Universidad Nacional de Córdoba y Universidad Blas Pascal

Prof. y Lic en Historia
Mgter. y Dr. en Relaciones Internacionales
Profesor de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Córdoba, Argentina.
Director del Doctorado en Estudios Internacionales, 
Director de la Revista 1991 de Estudios Internacionales
Miembro del Consejo Asesor del Directorio del CONICET, 
Área de Derecho, Ciencia Política y Relaciones Internacionales
Miembro del Consejo Asesor de la SECyT, UNC, 
Área de Ciencias Sociales y Política.
Director del Programa de Investigación y Docencia de Posgrado ” Coyunturas problemáticas en los Estudios Internacionales: globalización, capitalismo tardío y posmodernidad”

Katarzyna Dembicz

Universidad de Varsovia/Polônia

Profesora de la Universidad de Varsovia, hasta 2017 en el CESLA. Actualmente trabaja en el Instituto de Estudios Ibéricos e Iberoamericanos de la misma Universidad. Latinoamericanista de profesión y vocación.

Johannes Maerk

IDEAZ/Áustria

Doctor en Filosofía Política y Social de la Universidad de Innsbruck, Austria y con estudios de Post-Doctorado de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Sus líneas de investigación son: Relaciones Internacionales, Epistemología de las Ciencias Humans, América Latina, Neoliberalismo y la Viena Roja. Cuenta con 5 libros editados sobre temas de sus lineas de investigación, así como numerosos artículos en revistas académicas. Ha sido profesor visitante en la Universidad de West Indies, la Universidad del Estado de Rio de Janeiro (UERJ), en la UNAM, en la Universidad de Varsovia, Polonia; en la Universidad de Simon Fraser Vancouver, Canada y en la Universidad de Barcelona. En la actualidad es director del Instituto Ideaz y profesor de la Universidad de Ciencias Aplicadas Campus Viena. Imparte de manera regular catédras en la Universidad de Viena y en la Academía Diplomatica de Viena

Lancelot Cowie

University of West Indies/Trinidad-Tobago

Dr., The University of the West Indies, St. Augustine, Trinidad and Tobago, W.I., Director – Centre for Latin America and the Caribbean, The Institute of International Relations. Es miembro de la Facultad de Humanidades y educación del departamento de Artes Liberales. Embajador de la República de Trinidad y Tobago en la República de Cuba. Temas de interés en América Latina, narcotráfi co, la guerrilla, migración, los carnavales de América Latina, la política y la revolución en América Latina, el orientalismo. Algunas de sus publicaciones son: 2006 Taryn Lesser, Berta Fernández-Alfaro, Lancelot Cowie, Nina Bruni, (Eds.) Intra-Regional Migration and the Confl ict Nexus. Ottawa, Canada: Human Rights Internet (HRI) in collaboration with the International Organization for Migration (IOM), the Association of Caribbean States (ACS), and the Centre for Latin America and the Caribbean (CENLAC), The University of the West Indies. 2005 Ed. en colaboración con Nina Bruni. Voces y Letras del Caribe: ensayos sobre cultura y sociedad caribeñas. Mérida, Venezuela: El Otro El Mismo / CENLAC. 2000 Fuegos de resistencia: Insurrección y narrativa en Venezuela 1960 – 1970. Mérida, Venezuela: Universidad de Los Andes.  Rica

Oscar Barboza Lizano

UW/Varsóvia e UNA/Costa Rica

Académico de la Universidad Nacional de Costa Rica. Candidato a doctor en la Facultad de Artes Liberales y la Facultad de Historia en la Universidad de Varsovia, Polonia. Maestría en Estudios Latinoamericanos con énfasis en Cultura y Desarrollo de la Universidad Nacional de Costa Rica. Cursa los Estudios doctorales en el Instituto Centroamericano de Administration Pública (ICAP).Profesor del curso: Identidad, Pensamiento, Arte y Cultura de Latinoamérica, Pensamiento fi losófi co en y de América Latina y Mediterráneos en la Sede Regional Chorotega, Costa Rica. Miembro del GT CLACSO- Fronteras Regionalización y Globalización, Asociación por la Unidad de Nuestra América y presidente de la Fundación Profesor Andrzej Dembicz, Polonia (2015-2020).

Oxana Katysheva

LACRUS

Susana Borgarello

Universidad Nacional de Córdoba y Universidad Blas Pascal

Doctora en Derecho y Ciencias Sociales. Universidad Nacional de Córdoba. Posdoctorado – disciplinas: Sociología, Historia del arte, Comunicación y cultura -Centro de Estudios Avanzados. Universidad Nacional de Córdoba. Cursos de posgrado como participante y dictado Profesor titular ordinario por concurso -Derecho de la Información. Facultad de Ciencias de la Comunicación les Universidad Nacional de Córdoba y en Universidad Blas Pascal Investigador científico categorizado I SECYT /UNC. Participación en Congresos. Jornadas, Seminarios científicos nacionales e internacionales. Publicaciones con referato Premios y distinciones Consejera de tesis de doctorado de alumnos extranjeros -Dirección y co dirección de tesis y becas de doctorado y de maestría. Miembro evaluador en tribunales de concursos. Evaluadora en CONEAU Ministerio de Cultura y Educación. Prosecretaria de Posgrado Facultad de Derecho Universidad Nacional de Córdoba.

Victor Vargas Gonzalez

UNA/Costa Rica

Víctor Manuel Vargas González, nació en Heredia, Costa Rica en 1984, graduado de la Universidad Nacional, egresado del posgrado en Derechos Humanos y Educación para la Paz, desde 2010 asesor académico en temas internacionales y organizativos de la Vicerrectoría de Extensión de la Universidad Nacional de Costa Rica, desde 2015 miembro de distintos cuerpos nacionales e internacionales en matera de latinoamericanidad, población adulta mayor y derechos sociales. Colabora con NUCLEAS-UERJ desde 2011. Congresista, panelista invitado, coordinador y moderador de eventos académicos nacionales e internacionales.