Núcleas participa do Congresso Szeged na Hungria

Temática do Congresso: Un Ocèano. Distintos Destinos 1492 – 1522 – 2022

Os integrantes do Núcleas, Maria Teresa Toríbio e Alexis T. Dantas coordenam a Mesa Redonda “Percepções e Limites – Construção do Novo Mundo ( Um Oceano e Distintos Destinos (1492 – 2022)” no Congresso Szeged da Hungria, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2022.

A Mesa apresenta um painel sobre a construção do Novo mundo a partir das concepções medievais dos monstros que dominavam e aterrorizavam os oceanos à barbárie transportada para as terras descobertas e imposta às novas sociedades. A sacralização dos novos espaços exigiu a dessacralização mítica da construção nativa.

Sistemas econômicos complexos romperam as tradições dominantes, hábitos, costumes e pluralidades mentais se entrecruzaram. Uma construção ocidental impôs-se à desestruturação milenar indígena. Um mundo novo e singular surgiu, forjado por percepções e limites, produzido pela racionalidade ocidental, dando vida e poder aos distintos destinos e dessa forma , a América mestiça e plural despontou no mundo globalizado 1492/2022.

Coordenação: Alexis Dantas, Maria Teresa Toribio e Óscar Lysano.

Participantes: Esther Kuperman, Dejan Mihailovic, Maria Luzia Landim e Nilson Moraes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *